logo FEBRAF.png

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

SOBRE A FEBRAF

 

 

 

FEBRAF – FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FOMENTO MERCANTIL

 

 

 

Em fevereiro de 1982, graças ao espírito empreendedor de Luiz Lemos Leite, juntamente com um grupo de empresários, fundou a ANFAC, entidade precursora do FOMENTO COMERCIAL- Factoring, em nosso País. Nascia aí o FACTORING no BRASIL.

 

Com o crescimento dos negócios em nível nacional, foram criados pela ANFAC 18 Sindicatos de empresas de fomento comercial – factoring, em diversos estados, congregando empresas do setor.

 

No ano de 1993, por iniciativa do Presidente da ANFAC, Luiz Lemos Leite, houve a tentativa de constituição de uma federação, denominada à época de FEBRAFAC – Federação Brasileira de Factoring, aprovada pelo Ministério do Trabalho e impugnada por algumas federações. Malgrado a tentativa de derrubá-las na justiça comum,não se logrou êxito.

 

Em 2010, com o apoio da ANFAC e graças à união dos sindicatos – SINFAC-DF, SINFAC-ES, SINFAC-PE, SINFAC-PR, SINFAC-RJ, coordenados pelo SINFAC DF, então presidido por Luiz Napoleão e por iniciativa do seu Diretor Administrativo o Sr. José Ferreira Fernandes, conhecedor da legislação atual e orientado pela Dra. Nicole Goulart que identificou mudanças na legislação, foi reiniciado o processo de criação de uma Federação.

 

Foram quatro anos de muita luta. 13 Federações apresentaram impugnações que, pelas normas ora em vigor, foram rejeitadas pelo Ministério do Trabalho, que, em 24 de fevereiro de 2014, concedeu finalmente o registro sindical à FEBRAF com abrangência e base em todo o território nacional. Esta entidade de grau superior é destinada a coordenar o somatório dos sindicatos a ela filiados, sindicatos estes representantes da categoria econômica das sociedades de fomento comercial, de cada região.

 

A criação da FEBRAF é um marco histórico importante para a consolidação institucional das atividades de fomento comercial. Só traz vantagens e benefícios para o setor, que poderá melhor proteger e coordenar a ação dos sindicatos com vistas a fortalecer a união de todo o setor.

 

Importante, contudo, a adesão dos demais SINFAC’S, para tornar a FEBRAF uma entidade forte e representativa.

 

A união dos Sindicatos em torno desta nova entidade representara novos tempos e novas oportunidades de fortalecimento do setor do fomento comercial. Esta é a entidade sindical, de grau superior, que, pela legislação brasileira, de fato representa o segmento do fomento comercial.

 

 

 

Clique aqui para baixar o arquivo em PDF

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e receba novidades, promoções, dicas e muito mais!